LOGO Xerimbabo Padrão Fundo Preto.jpg

Criadouro Comercial de Fauna Silvestre

Reg. IBAMA 434325 – AM/SEMAS 301509


Estrelas.png
HISTÓRICO

 

Estrelas.png

Idealizado por dois amigos de muitos anos, um biomédico e outro veterinário, ambos apaixonados por animais silvestres, serpentes em especial, o Sítio Xerimbabo começou a funcionar em 2001, inicialmente com estrutura para criar apenas 30 animais.

 

Implantado e mantido com recursos próprios, o Sítio Xerimbabo ainda é um criadouro de pequeno porte, com produção pequena e com todo o lucro das vendas sendo reinvestido em novos recintos e melhorias no sistema de criação.

 

O Sítio Xerimbabo, apesar de ser um criadouro comercial, não objetiva desenvolver somente atividades estritamente comerciais, pois é fruto da paixão de seus proprietários por esses animais fantásticos. Nossos objetivos são basicamente:

 

 

  • trabalhar em parceria com os órgãos oficiais de fiscalização, principalmente recebendo os animais oriundos de apreensões e oferecendo tratamento veterinário para os mesmos, já que a maioria deles apresenta algum problema de saúde devido os maus tratos recebidos dos traficantes ou criadores não autorizados.

 

 

  • Incentivar e contribuir para o desenvolvimento da herpetocultura no Brasil, de forma responsável.

 

 

  • Contribuir para a diminuição do comércio ilegal de espécies nativas de cobras no Brasil.

 

 

  • Desenvolver junto à comunidade em geral, principalmente escolas públicas e particulares, um programa de educação ambiental, enfocando a importância das cobras nos ecossistemas.

 

 

  • Estabelecer parcerias com instituições de ensino, em nível de graduação e pós-graduação, oferecendo todas as condições (estrutura do criadouro e alojamento) para que sejam desenvolvidos estudos biológicos e veterinários com cobras em cativeiro.

 

 

  • Oferecer treinamento de contenção e manuseio de cobras para tratadores e técnicos de instituições parceiras.